A ARTE RUPESTRE - OS AMURALHADOS
em MOÇAMBIQUE




A ARTE RUPESTRE



Encontro com a arte nativa primitiva



Image of rupest22a.jpg
Fig. 2


Esta foto mostra um aspecto colhido nas proximidades do rochedo em forma de nicho, no qual se encontra a famosa pintura rupestre, representando um antílope isolado, situado no pendor da Serra Vumba, a Leste do Monte Chinhamapere.

Lemos, com grande interesse, os trabalhos de Octávio Roza de Oliveira, acerca das pinturas rupestres que se encontram no contraforte da Serra Vumba (Monte Chinhamapere) em Vila Manica, publicados pelos Serviços Culturais da Comissão Concelhia da Beira e pela Sociedade de Estudos da Província de Moçambique. Tais estudos possuem copiosa soma de informações sobre esse belo conjunto de pinturas, que tivemos ensejo de descrever nas páginas anteriores. Nada lemos, porém, quer deste ou de outro autor, sobre a pintura rupestre isolada que estamos considerando, e que se encontra aproximadamente a um quilómetro das referidas pinturas, e também perto da Estrada Internacional de Vila Machado a Untali, do mesmo lado esquerdo, embora mais para Leste. É desta estrada que, olhando para o contraforte da Serra Vumba, se avista, a menos de dois quilómetros, o rochedo, que contém a pintura em causa. De longe este rochedo parece-se com um nicho, destinado a guardar gigantesca imagem religiosa. A sua identificação é fácil, pois é o único que se vê a meia encosta. Foi nele que encontrámos a belíssima pintura rupestre, limitada à simples figuração de um antílope.
A cor da pintura é alaranjada. Os seus contornos são perfeitos e harmoniosos. Trata-se de uma admirável figura de gazela. As suas dimensões ocupam uma pequena parte da superfície inclinada da rocha, escavada, como dissemos, inferiormente, de maneira a formar uma gruta, dentro da qual uma pessoa pouco nutrida pode entrar ou sair facilmente, embora tenha de
manter-se curvada. Em frente da rocha, como para protegê-la da chuva e da luz, há um pequeno rochedo, que a Fig. l assinala.

Image of rupest23a.jpg
Fig. 3


Em bom estado de conservação esta pintura rupestre não possui quaisquer desenhos ou figuras a enquadrá-la, nem delas carece para por si mesma se valorizar. O artista, satisfazendo-se com ela, parece ter querido deixá-la propositadamente isolada.



NOTA:
- Click nas figuras para as ver ampliadas. Com o "back" do browser regresse a esta página.



Image of eth-bk.gif Image of eth-fw.gif