A ARTE RUPESTRE - OS AMURALHADOS
em MOÇAMBIQUE




A ARTE RUPESTRE



A arte na pré-história de Moçambique



"A hipótese de que o Saara teria sido o berço donde irradiaram os mais remotos invasores do Continente Negro, do triângulo do Mar Vermelho e da Península Ibérica, apresenta-se como uma das poucas aceitáveis para explicar os íntimos pontos de contacto, as semelhanças flagrantes que hoje se observam, aqui e ali, nas pinturas rupestres, na arte lítica e arquitectura de grutas e cavernas; no folclore religioso; nas indústrias cerâmicas, moageiras e do ferro; em usos, costumes e tradições, enfim."
                                                                                                           SOARES DE CASTRO

A arte rupestre constitui testemunho documental de uma das mais expressivas manifestações espirituais do homem. São páginas de História que permitem avaliar a longínqua distância que separa o homem primitivo do actual, mas, paradoxalmente, verificar a proximidade de muitas das suas obras com as dos artistas de hoje, que, certamente as não enjeitariam como se fossem suas.
É deveras lisonjeiro para o homem pré-histórico ter deixado aos séculos, como testemunho da sua presença na Terra, o manancial de documentos que atesta o merecimento espiritual das suas qualidades de artista, que representa simultaneamente páginas de ensinamentos, traduzindo, de forma inequívoca, anseios, lutas, paixões, costumes, tradições, etc. A sua sensibilidade está, portanto, em todos os temas de inspiração. A técnica de representação dos objectos, animais e pessoas, em traços sóbrios, vigorosos e belos, de vida palpitante, como sucede nas danças, cenas de caça, actos de culto, etc., dá imagem real
do seu mundo ancestral, trazido à nossa presença como o mais actual e elucidativo documentário para estudo e meditação. Os processos de gravação na pedra e fabrico de cores são para os homens de hoje quase um enigma, mas cuja decifração responde a muitas perguntas e esclarece iguais dúvidas.
A humanidade continua a descobrir os mais arrojados engenhos e a conceber os mais extraordinários mecanismos. As eras do progresso científico sucedem-se. À descoberta da pólvora, da imprensa, da máquina a vapor, segue-se a do avião, da energia atómica e projectam-se viagens inter-planetárias. mas a alma humana, essa, nos merecimentos sensíveis da sua espiritualidade, é sempre a mesma,desde que o homem foi criado.
Dum polo ao outro do Mundo, do Leste ao Oeste da Terra, ele foi, é e será sempre igual a si mesmo nas exteriorizações afectivas, no amor das coisas grandes e belas, na apreciação dos valores da Natureza.
Com efeito, o homem de todos os tempos, na sua espiritual
integração na Natureza, usa o mesmo selo de dignidade anímica, na expressão amante do belo-grandioso. E porque está em causa, afinal, a natureza psíquica do ser humano, na expressão da arte que a sublima, aqui cabe representá-la, embora em reduzido número de espécimes, mas comprovativo do que se afirmou acima.
Moçambique não podia ser caso à parte. Os povos da sua Pré-História documentam-no exuberantemente em testemunhos de indiscutível mérito.



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