HINO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

No passado sábado, dia 28 de Junho de 2003, o Conselho das Comunidades Portuguesas, no decorrer da sua  reunião plenária, que teve lugar na Sala do Senado, na Assembleia da República, em Lisboa, aprovou oficialmente o Hino das Comunidades Portuguesas, uma composição da autoria de António Fernando Ázera da Silva, director do Grupo "Voz da Saudade".  Perante os cem Conselheiros eleitos pelas Comunidades Portuguesas, autoridades governamentais, representantes de grupos parlamentares e membros da comunicação social, foi apresentado, tocado e aprovado o Hino que tem por título
"Português de alma inteira".  
António Ázera da Silva, autor da música e letra da composição patriótica, reside na cidade de Otava, Canadá, é natural da cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores, e está emigrado no Canadá desde 1977.  É formado em Administração e tem o curso de Engenheiro de Comunicação em Redes de Computadores.  Lidera o Grupo de cantares "Voz da Saudade" desde a sua formação, em Outubro de 1998, e é ex-membro do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas.  
O Hino agora oficialmente aprovado encontra-se gravado na 5.ª faixa do último CD do Grupo "Voz da Saudade", editado no Canadá sob o título de "Mar emigrante".  Os trabalhos discográficos deste Grupo podem ser adquiridos através da

Goldstar Records & Video
9 Greenville Street
Somerville, MA 02143
USA
Tel. (617) 492-2644;  Fax (617) 492-6449


 
- Hino das Comunidades Portuguesas (em formato MP3)  (Click aqui)



António Fernando Ázera da Silva

 

PORTUGUÊS DE ALMA INTEIRA

Música e letra de António Fernando Ázera da Silva

 

 

 

 

Provei em criança o sal da terra,

Aprendi o mesmo catecismo;

Fui até soldado e fui p´ra guerra,

Mostrei o que era patriotismo.

 

Mas, amargurado, emigrei,

Não tinha lugar no meu país.

Só Deus sabe tudo o que eu passei,

O que eu lutei p´ra ser feliz.

Mas eu nunca, nunca abandonei

A minha pátria, o meu país.  (coro 1)

 

E enquanto os anos vão passando,

Vai aumentando a minha saudade.

Lá na terra as coisas vão mudando,

Dentro da territorialidade.

 

Devo dizer com sinceridade:

Fui sempre fiel e fui constante;

Na minha bandeira de saudade

Só há verdade, bem sufocante,

Porque guardei sempre lealdade

No meu coração de emigrante.  (coro 1 + coro 2)

 

 

 

 

Coro 1:

Eu sou português, sou emigrante,

Cruzei o céu e o mar profundo.

Sou a história vida do navegante

Que veio p´ra dar mundos ao mundo.

 

Eu sou português de alma inteira,

Eu sou português até morrer.

E levanto aos céus a minha bandeira

P´ra me guiar e me fortalecer.

 

 

 

Coro 2:

Eu sou português bem de verdade,

Eu sou, serei sempre português.

E mantenho a minha nacionalidade

Com amor, orgulho e altivez.

 

Eu sou português de alma inteira,

Eu sou português até morrer.

E levanto aos céus a minha bandeira

P´ra me guiar e me fortalecer.

 

 

 

HISTORIAL DO GRUPO “VOZ DA SAUDADE”

 

 

O Grupo “Voz da Saudade” estreou-se em Outubro de 1998, por ocasião da Festa do Imigrante, que é realizada anualmente no Centro Comunitário Português “Amigos Unidos”, na então cidade de Hull (hoje cidade de Gatineau), província de Quebeque, junto à cidade de Otava, capital federal do Canadá.  É composto por cerca de trinta elementos, incluindo músicos, vozes femininas e masculinas e assistentes técnicos. 

 

O seu repertório é todo ele revestido de uma originalidade surpreendente, com músicas e letras da autoria do seu director, António Fernando Ázera da Silva, músico, compositor e intérprete.  Os temas cantados falam de experiências vividas na emigração portuguesa transoceânica, uma emigração que é, predominantemente, de origem açoriana.  Os componentes do Grupo são, pois, na sua grande maioria, emigrantes açorianos, sendo o seu director natural da cidade da Praia da Vitória, ilha Terceira.

 

Para além das múltiplas actuações que o Grupo tem realizado na região da capital nacional do Canadá, onde está sediado,

 

·     O Grupo actuou na cidade de Kingston, província do Ontário, Canadá, em Julho de 1999.

·     Gravou, em Julho do ano 2000, o seu primeiro CD, intitulado “A voz que fala de saudade”.

·     Realizou uma digressão pelos Açores em Agosto do ano 2000, a convite da Comissão das Festas “Praia 2000” e de vários municípios da ilha de São Miguel.

·     Actuou na Associação dos “Amigos da Terceira”, na cidade de Pawtucket, Estado de Rhode Island, em Março de 2001.

·     Actuou, em Setembro de 2001, na cidade de Toronto, a convite do Centro de Divulgação Açoriana no Canadá, por ocasião da realização do seu 15.º Ciclo de Cultura Açoriana, que teve lugar no Clube Lusitânia de Toronto.

·     Gravou, em Março de 2002, o seu segundo CD, intitulado “Sonhador, português e navegante”.

·     Voltou, em Março de 2002, à Associação dos “Amigos da Terceira” para o lançamento oficial do seu segundo CD.

·     Deslocou-se à comunidade portuguesa de Lowell, Estado de Massachussetts, em Maio de 2002, tendo lá regressado em Novembro do mesmo ano para um segundo espectáculo realizado para a comunidade portuguesa, no conceituado Smith Baker Center.

·     Participou na realização do I Festival de Cultura Açoriana, no Canadá, tendo actuado nas cidades de Laval e Montreal nos meses de Maio e Setembro de 2002, respectivamente.

·     A convite dos organizadores da III Grande Festa Açorianíssima e do programa televisivo “Gente da Nossa”, o Grupo deslocou-se à cidade de Mississauga (nos arredores da grande cidade de Toronto, Canadá) no dia 30 de Março de 2003 para actuar para a comunidade portuguesa residente naquela área.

·     Gravou, em Abril de 2003, o seu terceiro CD, intitulado “Mar emigrante”.

·     No fim-de-semana de 26 e 27 de Abril de 2003, o Grupo voltou às cidades de Lowell e Pawtucket para mais duas brilhantes actuações naquelas cidades.  No dia 26, em Lowell, por ocasião do 7.º aniversário da “Rádio Norte” (que teve lugar na Sociedade do Divino Espírito Santo), o Grupo foi homenageado pela Presidente da Câmara Municipal de Lowell, Sra. Rita Mercier, tendo sido presenteado com a Chava de Cidade e com uma Citação de Mérito, aprovada pela Assembleia Municipal daquela cidade.  Em Pawtucket, no dia seguinte, a festa teve lugar na Associação “Amigos da Terceira”, onde o Grupo teve a oportunidade de fazer o lançamento oficial do seu terceiro CD.

·     No dia 13 de Junho de 2003 o Grupo deslocou-se, pela primeira vez, à cidade de Cambridge, província do Ontário, Canadá, para as celebrações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.  A actuação teve lugar no Clube Português de Cambridge, a convite da Associação Sócio-Cultural Portuguesa de Cambridge e arredores, onde foi muito elogiado pelo Ministro da Cidadania da província do Ontário, o deputado luso-canadiano Carlos de Faria, visivelmente emocionado e encantado com a actuação do Grupo.

·     No dia 28 de Junho de 2003, na reunião plenária do Conselho das Comunidades Portuguesas, reunido na Sala do Senado, na Assembleia da República, em Lisboa, perante os cem conselheiros das comunidades, autoridades portuguesas e comunicação social, é tocado e aprovado oficialmente como o Hino das Comunidades Portuguesas o tema “Português de alma inteira”, da autoria de António Ázera da Silva, director do Grupo.  A canção encontra-se na 5.ª faixa do CD intitulado “Mar emigrante”.

 

 

Ottawa-Gatineau, 30 de Junho de 2003.

 

Pela:  Secção de Relações Públicas  -  Grupo “Voz da Saudade”.

 

 

Director:             António Fernando Ázera da Silva

Endereço:          248 Preston Street

                            Ottawa, ON

                            K1R 7R4  -  Canadá

Telefone:           613 230-0374

Fax:                     613 230-6804

Telemóvel:         613 299-8271

Email:                  phlts@ca.inter.net

 

 

VOLTAR