A oração recusada
BISMILLAH IRRAHMAN IRRAHIM"
A finalidade da oração é educar a alma, refinar o caráter, afastar, de quem a
pratica, todas as coisas reprováveis ou pérfidas, e purificá-lo da imundície e
da vileza.
Quando vemos alguém que reza apropriar-se dos bens alheios ilicitamente, semear
a corrupção entre as pessoas, realizar atos contrários à religião, servir-se da
oração para receber eleogios ou utilizá-la para encobrir os seus atos
repreensíveis e contrários às prescrições e às proibições determinadas por ela,
quando vemos tal pessoa, é bom saber que as orações dela serão invalidadas e
recusadas. Elas serão enroladas, como um trapo velho e lhe serão atiradas ao
rosto, quer queira, quer não.
Essas orações não possuem nenhum valor, não aproximam a pessoa de Deus. Ao
contrário, afastam-na d'Ele e aumentam a sua perdição.
Há uma Tradição Sagrada que diz:
"Aquele a quem sua oração não preserva dos atos abomináveis e da prática
do ilícito, afasta-se mais e mais de Deus."
E a legislação islâmica rejeita, também, a oração do praticante, se ele não a
pratica com assiduidade e nas horas certas, se não faz corretamente de
inclinação(ruku') e prostração(sujud), pois, a sua negligência indica
indiferença; e se ele não dá importância a este grande pilar, a que irá dá-la?
Na Tradição relatada por Anas Ibn Málik, consta que o Mensageiro de Deus(Deus o
abençoe e lhe dê paz), disse:
"Aquele que faz a oração com a duração certa, tendo feito, antes, as
abluções corretamente, dedicado o tempo necessário aos seus movimentos de consagração,
inclinação e prostração, fará com que ela fique branca e resplandecente. Ela
lhe dirá: "Que Deus o proteja como me tem protejido!" Aquele que a
faz fora do horário, sem ter realizado corretamente a ablução, e aperfeiçoando
a consagração, a inclinação e a prostração, torna-la-á negra e sombria. Ela lhe
dirá: " Que Deus Se descuide de si, como você se tem descuidado de
mim!"E onde quer que a pessoa esteja, a oração será enrolada, como um
trapo velho e lhe será atirada ao rosto."(Transmitida por At-Tabarani)
Eis o que diz o Altíssimo e o Grandioso, na Sagrada Tradição que nos mostra de
quem é aceita a oração, para que isto sirva de lição àqueles que se desviaram
do caminho, fizeram de sua religião um meio para atingir suas metas pessoais e
rezaram por intenções que escondem em seu íntimo. Que Deus os combata por este
imenso desvio. Que vejam, pois, a promessa de Deus àqueles cuja oração tem sido
aceita!
Deus, Todo-Poderoso e Majestoso, disse:
"Não aceito a oração, a não ser a daquele que demonstrou modéstia diante
da Minha grandeza, que jamais abusou de sua força com as Minhas criaturas, que
não adormeceu nenhuma noite, teimando em desobedecer-Me, que passou o dia a Me
invocar, que se mostrou misericordioso para com o indigente, o viajante ou a
viúva, e se compadeceu daquele a quem aconteceu alguma desgraça. Para este, a
luz da oração será como a luz do sol. Eu o protegerei, com o Meu poder, e
mandarei Meus anjos a defendê-lo. Iluminarei para ele as tervas e, se
ignorante, proporcionar-lhe-ei compreensão. Sua imagem, entre as Minhas
criaturas, é como a do Jardim do Édem, no Paraíso."
Conclui-se, destas duas Tradições autênticas, o conceito em que serão tidos
aqueles que misturarem um ato virtuoso a um iníquo. Poderá alguém, por acaso,
tornar os indivíduos aqui descritos como argumento para criticar a religião,
injunsta e iniquamente?
"RECITA O QUE TE FOI REVELADA DO LIVRO E OBSERVA A ORAÇÃO, PORQUE A ORAÇÃO
PRESERVA O HOMEM DA OBSCENIDADE E DO ILÍCITO."(ALCORÃO SAGRADO: 29 SURATA,
VERS.46)
"ASSALAMU 'ALAIKUM WA RAHMATULLAH"
LATEEFA KAWTHAR