Assalamo Aleikum,
Louvado seja Deus, o Senhor dos mundos!. Todo Louvor e Glória lhe
pertencem!. Que a Paz e Benção de Deus esteja com o sagrado e amado Profeta
Mohammad.
Caros irmãos,
Mais uma vez, ao aproximar-se o Ide, começamos a assistir de novo a
polémica quanto ao dia que deve ser considerado o Ide. Polémica que nos ultimos
anos tem sido constante, pelo menos em Moçambique.
Li um artigo de destaque na revista portuguesa Al-Furqan, de 1985, revista nº26, e novamente bem
retratada pela revista Minarete, salvo o erro no 2ºano de existência da
revista, que fez menção ao artigo na integra, cuja autoria é do conhecido e promissor
téologo islâmico Sheikh Aminudin, hoje presidente do Conselho de Alimos de
Moçambique.
No referido artigo, o eminente Sheikh Aminudin, fez uma dissertação sobre o
assunto, afirmando ´´... os dois Ides celebrados pelos muçulmanos, não
são celebrações de qualquer espécie
mas, sim, exclusivamente, a maneira de expressar a oração islâmica de modo
específico em relação ao dia comemorativo de certo facto. E cada qual tem o seu
ritual - «ibadat» (adoração). Por consequência, como se trata de «ibadates» e como
para todos eles o factor tempo é condição essencial, só quando chegar o tempo
próprio é que um dos «ibadates» se
torna obrigatório realizá-lo na altura adequeada. Por exemplo para nós,
enquanto não chegar hora de «zuhre» a oração (salat) não é obrigatória; mas, no
entanto, há países onde essa hora já fizeram a oração de «Assre» ou «Magribe»,
isto porque, o tempo deles para fazerem as respectivas orações já havia
chegado....”
´´DISTO SE VÊ A IMPOSSIBILIDADE DE A TODOS OS LUGARES DA TERRA DAR UM
HORÁRO ÚNICO PARA EFECTUAR O ACTO DE IBADAT NO MESMO MOMENTO”
Mas adiante no mesmo artigo o referido Sheikh diz “Por consequência, em
todos os casos é necessário determinar o propósito do objectivo da unidade, e
se alguém argumentar que é mais virtuoso celebrar o Ide no mesmo dia em todo
mundo porque assim fica demostrado a unidade dos muçulmanos, então, nós
(diremos que tal argumento se baseia em opinião individual que não é válida em
religião, a ser que tivessemos orientações de Allah e do seu Mensageiro. Mas nem
o Alcorão nem o «hadice» nos dizem alguma coisa a esse respeito.
Pelo contrário, a prática do Profeta, e dos quatro kalifas, e dos
muçulmanos depois deles, é diferente. Nunca eles fizeram tentativas para fazer
os Ides ao mesmo tempo nas duas cidades de Mecca e Madina. E temos provas de
que a Síria começou o ramadan, e celebrou o Ide em dias diferentes daqueles em
que Medina celebrou aquelas cerimónias.”
Para além dos extractos aqui reproduzidos do referido artigo, o sheikh Aminudin, faz referência a passagem do livro Sahih Musslim, Volume I, citando :
Menciona diversos exemplos, que servem para nos fazer compreender porque não devemos seguir a Arabia Saudita e qualquer outro país com fuso horário diferente. Para a celebração do Ide, existem regras, que devem ser cumpridas em horário próprio, por se tratar de ibadat, assim devido a diferença horária, quando aqui em Moçambique fizermos o namaz de Ide corresponderia depois do zawal na Arabia Saudita.
Por outro lado o sheikh afirmou ´´...,segundo os principios
de Xaria e de acordo com Hadice do nosso Profeta (saw), a regra é : Jejuai quando
virdes a Lua e parai de jejuar quando virdes a próxima Lua Nova. Se, por causa
de nuvens não puderdes ver a Lua então calcula.”
E concluíu o artigo da seguinte forma : “ A única
solução está em cada zona ou país, celebrar o Ide tomando por base a
visibilidade da Lua desse local; assim se evitarão muitas contradições e
choques”
Posso facultar uma cópia desse artigo, para quem queira ler na integra ou tenha dúvidas sobre o que foi mencionado aqui.
Hoje passado anos, o sheikh Aminudin e outros âlimos defendem que devemos seguir a Arabia Saudita. Será que se esqueceu do artigo que escreveu em 1985?
Como podemos ir contra Xaria? Contra o ensinamento do nosso amado Profeta (saw)?
Porque temos que encomendar a Lua?
Porque temos que ter sempre estes choques? quando podiamos
nos unir, em simplesmente, praticar o Islam seguindo o Xaria e o hadice do
Profeta (saw) que foi mencionado, e vou repetir: “Jejuai quando
virdes a Lua e parai de jejuar quando virdes a próxima Lua Nova. Se, por causa
de nuvens não puderdes ver a Lua então calcula.”
Perguntas que certos âlimos irão responder, nem que seja no Dia de Julgamento Final!.
Que Allah nos estenda a Sua imensa clemência e nos abra os nossos corações para a verdadeira senda.! Ameen.
''Ó Senhor nosso, perdoa-me a mim, aos meus
pais e aos fiéis, no Dia da prestação de contas!'' Qur'an 14ª -41.
Fev2003